A Atitude Kaizen
Você pode achar que as coisas estão indo bem em sua empresa e que os problemas eventuais existentes decorrem mais de fatores externos, como os impactos da crise financeira global.
Ou então, você pode achar que as coisas na empresa não vão bem, havendo muitas atividades e problemas relacionados aos processos internos e que aborrecem os clientes.
Em ambos os casos, você estará certo. Toda a situação pode ser encarada a partir de uma ótica específica. E você define aquilo que é verdade para você. Assim, você estará sempre certo.
Mas uma coisa podemos garantir. Em toda empresa e em todas as circunstâncias existem sempre oportunidade de fazer melhor. A maior dificuldade é enxergar isso e fazer alguma coisa a respeito.
Muitas empresas, em suas respectivas jornadas, estão preocupadas em disseminar as ferramentas e práticas lean. Nada mais certo do que isso. Mas devemos sempre lembrar que as atitudes e comportamentos das pessoas são igualmente importantes. Um exemplo disso é a idéia de kaizen (ver Coluna de Gilberto Kosaka).
Possivelmente, trata-de de um conceito de ampla aceitação. Afinal, que não quer melhorar? É objeto de preocupação concreta, com a utlização de várias ferramentas e técnicas para apoiar.
Podemos ter kaizen em varias dimensões, com suas respectivas ferramentas:
• Nível estratégico. A partir da visão do negocio, o Hoshin define os rumos e diretrizes do negócio, procurando maximizar a utilização dos recursos e atender melhor os clientes. É o kaizen do negócio.
• Nível dos fluxos de valor. Examinado cada fluxo de valor especifico e usando a ferramenta do Mapeamento do Fluxo de Valor para definir estados futuros melhores. É o kaizen do sistema.
• Nível dos processos. Olhando para os processos individuais, as ferramentas especificas podem ser tanto os Círculos de Kaizen (ver artigo de Marino Kishida), envolvendo pequenos grupos, ou programas formalizados de sugestões individuais, ou mesmo idéias dadas direta e informalmente. São os kaizen pontuais.
Entretanto, independentemente do nível, todos igualmente importantes e complementares, está a necessidade de se mudar a atitude e comportamento das pessoas.
Assim, o desafio é estimular a atitude kaizen nas pessoas. Mas o que é isso?
Significa desenvolver nas pessoas um modo de encarar a realidade, de modo a tornar todas as ferramentas e práticas mencionadas efetivamente capazes de gerar melhorias de forma contínua e sustentada.
A atitude kaizen envolve uma mentalidade que enfatiza:
1. Desafio. Aceitar e apreciar desafios com uma atitude pró-ativa.
2. Inconformismo. Reconhecer e não tolerar a existência de desperdícios e de atividades que desapontam os clientes.
3. Aprendizado. Valorizar novas experiências e apreciar adquirir novos conhecimentos.
4. Inovação. Ser capaz de pensar “fora da caixa” e criar soluções novas para problemas a princípio não solucionáveis.
5. Cientificismo. Usar amplamente e dominar o método científico no dia-a-dia.
Desse modo, as ferramentas para fazer kaizen, sem as atitudes, se esvaziam e tornam-se burocráticas. Mas a atitude kaizen, sem as práticas e técnicas certas, geram ações pouco focalizadas e conseqüente frustração.
O correto é combinar as atitudes certas com as ferramentas certas. Aí sim a empresa vai pode fazer kaizen em todos os níveis, em todas as áreas e envolvendo todas as pessoas.
José Roberto Ferro
Presidente
Lean Institute Brasil
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