terça-feira, 9 de junho de 2009

Não Tenho Tempo para Mais Nada!

Não Tenho Tempo para Mais Nada!
por Marco Antonio Meira (Consultor de Marketing e Vendas)
Caros(as) amigos(as)
Tenho recebido muitas consultas de empresários que de alguma maneira estão buscando seu lugar ao sol, através
de empreendimentos dos mais diversificados possíveis. O empresário brasileiro é um ser especial, ele busca
alternativas e não desiste, a esperança é a última que morre. O que eu tenho encontrado na maioria dos casos é
sempre a mesma coisa:
- Mas eu não tenho tempo para mais nada....!
Não ter tempo para mais nada, quer dizer somente duas coisas: ou você já está ganhando muito dinheiro, pois o
seu tempo está totalmente tomado, ou existe algo de errado em seu tempo.
Vamos analisar sob a seguinte ótica:
- Você tem ido visitar seus melhores clientes com frequência?
- Quanto tempo do seu dia você reserva para pensar em novas estratégias?
- Você tem planejado novos rumos para o seu negócio?
- Tem participado de feiras, congressos e workshops?
- Tem lido muito sobre sua atividade econômica?
- E o seus concorrentes? Você está a par do que eles vem apresentando de novidade ao mercado?
- Quando foi a última vez que visitou seus fornecedores?
- Com que frequência você faz uma análise sobre o seu mercado consumidor?
Eu poderia ficar enumerando aqui, infinitas atividades que o empresário deve encarar como obrigação.
- Mas eu não tenho tempo para mais nada....!
Agora pare e pense: Por que você não tem tempo para mais nada. Faça uma análise do seu cotidiano. Será que
você não está perdendo muito tempo do seu dia com tarefas operacionais do seu negócio?
DELEGAR, um verbo que de alguma maneira não é conjugado corretamente pelos empresários ou gestores de
empresas. Um verbo temido por alguns gestores e que só prejudica o negócio. Delegar é um exercício de
sabedoria. Todo empresário deve ter em mente que o seu tempo não pode ser desperdiçado com tarefas
operacionais, simples e rotineiras onde o seu envolvimento direto não faz a menor diferença.
Antes de dizer: não tenho tempo para mais nada, pare e pense:
- Quais tarefas do seu dia-a-dia, rotineiras que poderiam ser passadas para outra pessoa realizá-las?
- Não priorize sua ocupação com as tarefas operacionais da empresa, priorize nas tarefas estratégicas.
- Reavalie constantemente o cotidiano da empresa, redistribua os afazeres.
- Não perca seu tempo controlando os controles.
Lembre-se: uma orquestra é boa, porque o maestro é um bom regente e não porque ele toca todos os
instrumentos.
Pense bem nisso

Nenhum comentário:

Postar um comentário